Sobre

O Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento - CEURCA é um evento científico nacional realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, tem como proposta pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seu aspecto social, sua contribuição para transformação da sociedade e para construção de novos paradigmas de desenvolvimento, que valorizem a perspectiva humana e ambiental. Desde a 5ª edição, conta com a parceria do Simpósio do Observatório das Migrações no Estado do Ceará – SOMEC.

O TEMA “AUSTERIDADE FSICAL, DÍVIDA PÚBLICA E A QUESTÃO SOCIAL”

Na última década, foram significativos os avanços rumo à universalização de direitos sociais no Brasil, com representativa focalização de políticas sociais, refletindo, entre outros determinantes, na queda recente da desigualdade e da pobreza no país. Todavia, a consolidação de políticas macroeconômicas fortemente ortodoxas e a agenda recente de orientação neoliberal expõem e aprofundam um conjunto de desequilíbrios e fragilidades na economia brasileira, constituindo-se no maior ataque aos direitos sociais conquistados já realizados na sociedade brasileira. Nesse cenário, propõe-se, para discussão no 6º CEURCA, o tema AUSTERIDADE FISCAL, DÍVIDA PÚBLICA E A QUESTÃO SOCIAL.

Como em todas as edições, o 6º CEURCA, agora com o 2º SOMEC, sugere o intercâmbio de conhecimentos científicos e saberes sociais que retratem diferentes áreas do conhecimento, no qual a ciência econômica possa se fortalecer para contribuir na construção da democracia, coesão social, e por uma ética fundamentada na responsabilidade socioambiental e desenvolvimento humano.

Rua Coronel Antônio Luíz, 1161 | Pimenta - Crato - CE | (88) 0 0000.0000 | ceurca1@gmail.com