Minicursos

O FIM DO NACIONALDESENVOLVIMENTISMO E AS NOVAS AGENDAS DESENVOLVIMENTISTAS

Prof. Dr. Francisco José Soares Teixeira (Lattes: http://lattes.cnpq.br/6900290105894069)

O minicurso discutirá a evolução da formulação político-ideológica das novas agendas de desenvolvimento (novo desenvolvimentismo, nacional desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo) contrapondo com o padrão de acumulação conhecido como nacional-desenvolvimentismo, que vai dos anos 30 até os anos 90 do século passado. Nesse contexto, demonstrará que essas novas agendas desenvolvimentistas não mais questionam a inserção dependente do Brasil na divisão internacional do trabalho. Pelo contrário, aceitam tese de Fernando Henrique Cardoso, dos anos 70, de que os países periféricos estão condenados à eterna condição de países dependentes. Ou submetem-se às regras impostas pelo capital estrangeiro ou restam-lhe o isolamento e a estagnação econômica.

Carga Horária: 08 horas

Realização: 10 e 11 de maio (13h às 17h)

A centralidade do trabalho na formação social capitalista

Prof. Dr. Darlan de Oliveira Reis Júnior (Lattes: http://lattes.cnpq.br/0817519690653905)

Apresentar-se-ão as reflexões sobre os mundos do Trabalho e sua centralidade para a ordem social do Capital, a partir da reflexão histórica. Além disso, serão analisadas as contradições na ordem do Capital e a relação com os mundos do Trabalho.

• O conceito de trabalho e sua historicidade.
• Crise na sociedade do trabalho?
• A estrutura da desigualdade social e a concentração.
• Crise na economia espacial do Capitalismo.

Carga Horária: 08 horas

Realização: 10 e 11 de maio (08h às 12h)

Medidas de pobreza e desigualdade na PNAD: teoria e aplicações com o SPSS

Ms. Pier Francesco de Maria (Lattes: http://lattes.cnpq.br/8532403786219091)

Introdução da temática de pobreza e desigualdade, apresentando o tema de forma técnica e aplicada, permitindo ao aluno tanto conhecer as diferenças entre os diversos índices e seus propósitos, como aplicar as técnicas aprendidas, obter, analisar e interpretar os resultados. Consistirá em as aulas teóricas – mais curtas –, de apresentação dos índices de pobreza e desigualdade, suas motivações e pressupostos, combinadas com aulas práticas – mais demoradas – de manipulação de dados, aplicação dos métodos e interpretação dos resultados.

1) ALGUNS CONCEITOS RELEVANTES (3H)
a. Pobreza absoluta x pobreza relativa
b. Deflacionamento de renda
c. Renda per capita x escalas de equivalência
d. Algumas definições de desigualdade

2) ESTUDO QUANTITATIVO DA POBREZA (5H)
a. Construção de linhas de pobreza
b. Medidas de pobreza

3) ESTUDO QUANTITATIVO DA DESIGUALDADE (5H)
a. Coeficiente de Gini e curva de Lorenz
b. Medida de entropia: Theil L e Theil T
c. A curva da parada de Pen
d. Dispersão por decil de renda

4) PERFIL DA POBREZA E DA DESIGUALDADE (3H)
a. Quais variáveis incluir?
b. Comparações temporais
c. Perfis sociodemográfico e econômico

Informações necessárias:
i) os participantes do minicurso devem levar notebook.
ii) no primeiro dia, procurar chegar mais cedo para instalar o software SPSS e base de dados da PNAD;
iii) receber a apostila no ato do credenciamento.

Carga Horária: 16 horas

Realização: de 10 de maio ( 8h às 12h e 13h às 17h), 11 e 12 de maio (13h às 17h)

Rua Coronel Antônio Luíz, 1161 | Pimenta - Crato - CE | (88) 0 0000.0000 | ceurca1@gmail.com